Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
DIA MUNDIAL DA AIDS: JUNTOS NA PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E APOIO
Onde Estou : Início > Notícias

No dia 1º de dezembro é instituído o Dia Mundial da AIDS, dedicado a fomentar a conscientização sobre o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).  Nesta data, o mundo se une em solidariedade para um momento de reflexão, conscientização e ação na luta contra o HIV/AIDS.

A conscientização e a prevenção são fundamentais. Essa campanha destaca a importância de disseminar informações precisas sobre o HIV/AIDS, desmistificando mitos e eliminando estigmas que muitas vezes cercam a doença. A educação continua sendo uma ferramenta poderosa na promoção de comportamentos saudáveis, na prevenção da transmissão e na promoção do teste regular do HIV.

O Dia Mundial da AIDS em 2023 é mais do que uma data no calendário; é um lembrete urgente da necessidade contínua de ações na luta contra o HIV/AIDS. Ao abraçar a conscientização e o compromisso global, é possível criar um mundo onde a AIDS seja uma lembrança do passado, e onde todas as pessoas vivam com dignidade, respeito e acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids) propõe que a epidemia de aids possa ser eliminada como problema de saúde pública até 2030, desde que se alcancem as metas 95/95/95. Tais metas consistem em: diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV ou aids (PVHA); tratar 95% delas com antirretrovirais; e alcançar a supressão viral em 95% das que estão em tratamento.

O Sistema Único de Saúde – US desempenha um papel crucial no enfrentamento da AIDS no Brasil. Desde a prevenção até o tratamento e o suporte psicossocial, o SUS trabalha de maneira abrangente para garantir que a saúde seja um direito de todos, destacando-se como uma ferramenta essencial nesse combate, reforçando o compromisso do Brasil com a saúde pública e a promoção da dignidade humana.

Amar é cuidar-se. Se prevenir é um ato de carinho.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Página 5 de 45